Phantasmagoria 2 – Entrevista

Phantasmagoria 2 – Entrevista

 623 visualizações

A partir de dramaturgia criada especialmente para o Instagram, sete artistas refletem sobre masculinidade tóxica, vulnerabilidade, e amor em tempos de pandemia

“Phantasmagoria – é o nome da live cênica apresentada via Instagram na qual sete personagens confinados durante uma pandemia enfrentam suas vulnerabilidades. Na primeira temporada, um casal termina a relação por chamada de vídeo; irmãos que, em um momento de empatia, conversam sobre suas carências e dificuldades de cuidar da mãe idosa; uma cam girl que tenta entreter um cliente entediado e uma psicanalista que atende pacientes por vídeo chamada em tempos de isolamento social. Agora chegou a hora de desvendarmos o desfecho dessas historia e saber tudo o que aconteceu com cada um deles.

A nova temporada vai ao ar hoje, sexta-feira 30/10/2020 às 21h00 no Instagram @emebarbassa.

Mas antes disso, preparamos uma entrevista para você matar um pouco da curiosidade sobre tudo o que envolve esta web serie que eu adoro!

Conversei com Eme Barbassa, que assina a direção e a dramaturgia e tem como referências obras como “A Coragem de Ser Imperfeito”, de Brené Brown, “Um Guia Pussy Riot para o Ativismo”, de Nadya Tolokonnikova, “Não sou uma Dessas”, de Lena Dunham, “Má Feminista” e “Fome”, de Roxane Gay, além de diversos livros do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, um dos maiores críticos do uso da internet na sociedade contemporânea.

Eunoteatro – De onde veio a ideia desse nome tão emblemático  “Phantasmagoria” e o que significa?

Eme Barbassa – Meu psicanalista falava muito esse termo em nossas conversas. Eu sempre achei uma palavra linda, forte e o significado dela ainda mais. Depois fui descobrir que também era um termo usado para designar teatro de terror do final do século XVIII, onde se projetava imagens assustadoras de esqueletos, demônios e fantasmas para assustar o público. Me apropriei do termo para refletir sobre quais seriam nossos demônios e fantasmas atuais e ai fui chegando nessa trama que aborda masculinidade tóxica, gordofobia e transfobia no contexto de pandemia que estamos inseridos.

Eunoteatro – Phantasmagoria, nessa segunda temporada, será exibida em capítulos como uma telenovela, assim como na primeira?

Eme Barbassa – Como foi uma encomenda do Centro Cultural da Diversidade, dessa vez faremos todos os capítulos de uma vez. Eu costumo brincar que é como se estivéssemos exibindo nossa web novela em serviços de streaming diferentes. A primeira temporada foi sendo produzida e exibida episódios praticamente quinzenais, já a segunda será com todos os capítulos de uma só vez. É como se a primeira fosse exibida na HBO, e a segunda direto na Netflix.

Eunoteatro – Quem assina a dramaturgia e de onde vem a inspiração para essa historia tão intrigante e que nos deixa vidrados diante da tela?

Eme Barbassa – Eu assino a dramaturgia e tem muito da vida pessoal ali, mas também tem muita observação da maneira como as pessoas estão lidando com a pandemia, com a quarentena, parece que está tudo muito latente, as emoções, os desejos, as brigas, tudo. Então me inspirei por esse contexto. Já como inspiração literária, eu tenho uma listinha básica de autoras e livros que me fizeram refletir e avançar com a história. Cito-os agora: “Fome” da escritora Roxane Gay, “A Coragem de Ser Imperfeito” da Brené Brown, “Um Guia Pussy Riot para o Ativismo” e “Não Sou Uma Dessas” da Lena Dunham.

Eme Barbassa – Divulgação

Eunoteatro – Phantasmagoria – O Amor nos tempos de Esgotamento, envolvia  cinco personagens confinados durante a pandemia e assim enfrentam suas vulnerabilidades. Um casal que termina a relação por chamada de vídeo; irmãos que, em um momento de empatia, conversam sobre suas carências e dificuldades de cuidar da mãe idosa; uma cam girl que tenta entreter um cliente entediado e uma psicanalista que atende pacientes por vídeo chamada em tempos de isolamento social.

– O que poderemos esperar para a próxima temporada? Vale um pouquinho de Spoiler?

Eme Barbassa – Nessa temporada, a plateia virtual vai acompanhar os acontecimentos da primeira live agora sob o olhar da personagem ELA. É um outro ponto de vista. Como será a separação do casal visto pela sua ótica? Se na primeira live, o personagem ELE é quem faz todas as ligações, agora será ela. Temos duas novas personagens e a proposta delas é bem diferente do que foi apresentado. Eu estou bem ansiosa pra saber qual será a reação do público.

Eunoteatro – Na primeira temporada, temos nomes como:

Eme Barbassa, Davi Tostes, Katia Calsavara, Déo Patrício, Vanessa Mello. Esse elenco se mantém?

Eme Barbassa – Parte do elenco se mantém, eu, Davi e a personagem da Kátia tb retorna. E entram a atriz e drag queen DaCota Monteiro e o ator Bruno Alba.

Elenco – Phantasmagoria 2

Eunoteatro – Onde e quando poderemos conferir os próximos capítulos de Phantasmagoria?

Eme Barbassa – “Phantasmagoria – Segunda Temporada” terá todos os seus capítulos nessa sexta-feira às 21h no instragram da Eme Barbassa.

Nós do @eunoteatro agradecemos a disponibilidade de participarem desse nosso cantinho de entrevistas, assim como desejamos muito sucesso para a nova fase de Phantasmagoria que nós adoramos!!!

Quero ser avisado
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments