1,472 visualizações
Nossa entrevistada é cantora, compositora, autora teatral, roteirista e atriz. Estreou como autora teatral em 2013 com Vingança, musical indicado a mais de 20 prêmios incluindo o Shell, em 2013. Outras obras produzidas para teatro musical: Nuvem de Lágrimas (Melhor Musical de 2015 segundo o Guia da Folha/Folha de SP), o musical juvenil Divas (2016).
Escreveu o roteiro do curta-metragem Bolha, vencedor do Critic’s Choice Award do Festival Internacional DMOFF (Direct Monthly Online Film Festival) em novembro de 2020. É colaboradora nas revistas Piauí e Bestiário (revista eletrônica de contos).
Como atriz, destacou-se nos palcos em Chet Baker – Apenas Um Sopro, Lembro Todo Dia de Você, Dogville, As Duas Mortes de Roger Casement, Hotel Mariana, Vingança, A Opera dos Três Vinténs e O Beijo da Mulher Aranha, entre mais de 20 espetáculos profissionais. Integrou o elenco das superproduções musicais A Bela e a Fera (2002), O Fantasma da Opera, My Fair Lady (2007), A Noviça Rebelde (2009) e Godspell (20012/13).
Como cantora e compositora, lançou três álbuns solo – Viva! (2001), Frescura (2005) e O Meu Coração É… (2012), os três produzidos por ela. Compôs a trilha do espetáculo Conserto Para Dois, em parceria com Thiago Gimenes e Tony Lucchesi.
É a responsável pela versão brasileira do musical Off-Broadway Murder For Two, com previsão de estreia nacional para 2022.
Está em cartaz com o musical Conserto Para Dois (2020), estrelado por Claudia Raia.
😉Vamos a entrevista?
👇Aprecie sem moderação!
Eunoteatro- Anna, você é atriz, cantora e escritora. Qual foi a ordem dessas descobertas artísticas?
Anna Toledo- É uma trajetória sinuosa e cheia de desvios. Comecei como atriz, aos doze anos. Mas eu já cantava nas peças e também gostava de escrever e de compor. Tive bandas, escrevi contos e peças de teatro. Teve um momento da vida em que me dediquei inteiramente à ópera, justamente por ser um meio que recruta várias formas de expressão artística – música, atuação, dramaturgia, artes plásticas. Acabei largando a faculdade de Artes Cênicas e me formando em Música. Mas buscava este lugar de soma de linguagens. Bati muita cabeça procurando um meio. Aí descobri o teatro musical e foi um caminho que se abriu, desde então.
Eunoteatro- Você está atualmente em cartaz com o espetáculo “Conserto para Dois”, estrelado por Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello. Como se deu a parceria para esta realização?
Anna Toledo- O convite partiu da Claudia e do Jarbas, que queriam um espetáculo sob medida para a versatilidade deles. A gente conversou muito, pra eu entender o que eles tinham em mente e como poderia traduzir isso em um espetáculo musical. Reunimos referências e ideias dos três, coisas que queríamos que tivesse, coisas que NÃO queríamos, etc. Depois de um tempo de brainstorming eu apresentei uma sinopse e eles deram o sinal verde para eu escrever o texto completo. A partir daí, liberdade total. Houve total confiança da parte deles, o que me deixou muito feliz.
Eunoteatro- O espetáculo “Conserto para Dois” conta com 12 personagens que são brilhantemente interpretados por Claudia e Jarbas, quais foram as suas fontes ou laboratórios para idealizar os personagens?
Anna Toledo- Eu brinco que é um mix de Hollywood clássica com TV Pirata e Pernalonga. Achei que ia ser engraçado se o Jarbas interpretasse ao mesmo tempo o marido e a mãe da personagem da Claudia, por exemplo. E que seria bacana se a Claudia interpretasse o próprio assistente da sua personagem principal. Enfim, criei vários problemas para mim mesma (risos) e para eles, agora, que se desdobram nas trocas absurdas.
Eunoteatro- Além da dramaturgia no musical “Conserto para Dois”, você assina também como coautora, as letras das canções em Parceria com Tony Lucchesi e Thiago Gimenes. Quais foram as suas inspirações e desafios para musicar o espetáculo?
Anna Toledo- Olha, vou ser bem sincera: é MUITO bom trabalhar com o Thiago e com o Tony. É uma parceria muito rica. O diálogo é fluente. Eles são muito talentosos, tem muita referência musical e gostam de trabalhar em colaboração. Dito isto, foi uma trabalheira maluca, porque nós compusemos uma trilha de 12 canções lindas que estavam prontas seis meses antes do início da produção. Durante os ensaios tivemos que reescrever tudo à medida que as necessidades iam surgindo – tempos de troca, números de dança, etc. Trabalhávamos de madrugada pelo whatsapp, para ter a música pronta no ensaio seguinte. No fim, quase tudo foi reescrito para o show e tivemos que escrever mais algumas canções para transições de cena. Acho que só sobraram duas músicas intactas.
Eunoteatro- Em sua opinião, qual o cenário mais favorável para a realização de um musical autoral? Seria hoje ou quando você estreou como autora teatral com a peça “Vingança”, musical inspirado na obra do compositor Lupicínio Rodrigues?
Anna Toledo- Um musical autoral sempre vai ter que lutar muito mais por espaço entre os blockbusters já consagrados. Tenho projetos autorais engavetados, pleiteando patrocínio há anos! E fica mais difícil se o projeto for ambicioso em termos de orçamento. Em São Paulo já existe um nicho de público bem estabelecido para musicais de pequeno e médio porte – o que, nos EUA, chamariam de off-Broadway – e isso fomenta a criação de musicais originais. Mas é uma aposta alta, porque em teatros pequenos dificilmente uma produção se paga. Num mundo ideal, as produções bem-sucedidas neste formato migrariam para teatros e públicos maiores. Gosto de imaginar que isto deve acontecer. Temos autores e compositores brilhantes que merecem ser descobertos pelo grande público.
Eunoteatro- Agora em novembro, você entra em cena como atriz em dois espetáculos, sendo que em um deles, também participa como autora. O primeiro deles “Mulheres Sonharam Cavalos” de Daniel Varonese, dirigido por Malu Bazan e o segundo, em uma versão on-line, chamado “Os Filhos”, escrito em parceria com Zé Henrique de Paula. Como estão as expectativas para as estreias, e se puder, conte-nos um pouco sobre suas personagens, para aguçar nossa curiosidade e entrarmos no clima do espetáculo…(rs)?
Anna Toledo- Vou cair num lugar comum, mas estou muito, muito grata por voltar ao palco após este período inacreditavelmente desafiador que atravessamos. A primeira leitura de “Mulheres Sonharam Cavalos” estava marcada para março de 2020. Com a pandemia, resolvemos fazer um grupo de estudos e nos encontrarmos semanalmente por zoom para discutir o texto e assuntos relacionados. Entre idas e vindas, foram uns 15 meses: a “mesa” mais longa das nossas vidas! Os ensaios presenciais começaram em setembro de 21 e aí mergulhamos com tudo. É um texto bastante desafiador sobre diferentes modos de violência, que exige um jogo muito ativo dos seis atores. Vamos nos apresentar presencialmente (para um público reduzido), n’o Andar, a partir de 11 de novembro.
Sobre “Os Filhos”, ainda tenho dificuldade de falar objetivamente. É um projeto que o Zé Henrique e eu nos propusemos a desenvolver durante a pandemia. Começamos a escrever, cada um, um solo sobre o mesmo tema – pais e filhos – e percebemos que havia uma reverberação de uma fala na outra. Desenvolvemos os solos guiados pela vibração que um texto provocava no outro. O resultado ficou muito tocante, muito pessoal, muito precioso – revelador. Espero que o público o acolha com o mesmo carinho. Estreia online em novembro, também, pelo Núcleo Experimental.
Eunoteatro- Aproveitando o assunto, ainda em novembro, teremos também a estreia da versão Brasileira do musical off-Broadway “Assassinato Para Dois” (Murder for Two). Quais são os maiores desafios para criar uma versão brasileira de um musical?
Anna Toledo- Foi muito divertido fazer esta versão! É um musical delicioso, engraçadíssimo, eu ria sozinha enquanto traduzia. Estou muito curiosa para vê-lo encenado, pois nunca o assisti ao vivo e ele não existe em vídeo. Acho que o desafio, neste caso, foi ser fiel ao espírito da obra e, ao mesmo tempo, adaptá-la para o nosso humor (a peça é uma sátira das peças inglesas de mistério, tipo Agatha Christie). Claro, como é um musical, a música dá o tom da maior parte do espetáculo. Mas é uma comédia! Os diálogos também tem um ritmo cômico que precisou ser recriado em português. Enfim, adorei o desafio. Quero mais!
Eunoteatro- Os musicais autorais brasileiros, tem felizmente tomado cada vez mais conta dos nossos palcos, o que acho uma delícia! Um passarinho me contou (rs), que ano que vem teremos mais uma novidade nesse sentido. Um espetáculo escrito por você em parceria com José Possi Neto, celebrando a vida e obra da pintora brasileira “Tarsila do Amaral”. Sabemos que é cedo, mas você pode nos dar alguns “spoilerzinhos”?
Anna Toledo- Opa, com prazer. O espetáculo vai se chamar “Tarsila, a Brasileira” e vai muito além dos quadros incríveis, do Modernismo e da boemia parisiense. Tem amor e drama à beça, é uma história linda. Vai ser uma superprodução musical, com um grande elenco de atores/cantores/bailarinos. No papel de Tarsila, ninguém menos do que Claudia Raia. E para interpretar Oswald de Andrade, Jarbas Homem de Mello. Vai ser bonito!
Eunoteatro- Anna, estamos muito felizes em tê-la aqui no @eunoteatro. Seja muito bem-vinda. Desejamos que tenha sempre muito sucesso em sua trajetória!
Anna Toledo- Eu é que agradeço imensamente a oportunidade de falar com vocês!
Siga Anna Toledo no Instagram: @annatoledo
Agenda:
Assassinato Para Dois (murder for two) – musical off-Broadway dirigido por Zé Henrique de Paula. Versão brasileira (texto e músicas) de Anna Toledo. Estreia no Teatro das Artes dia 2/11.
Os Filhos – de Anna Toledo e Zé Henrique de Paula, direção de Zé Henrique de Paula e Inês Aranha. Dois solos interpretados por Anna Toledo e Zé Henrique de Paula. Estreia online dia 15/11 (temporada presencial em 2022).
Mulheres Sonharam Cavalos – de Daniel Veronese (Argentina), direção Malu Bazan. Com Anna Toledo, Bruno Perillo, Erica Montanheiro, Gustavo Trestini, Haroldo Miklos e Rita Pisani. De 11/11 a 6/12 n’o Andar (temporada presencial).
“Conserto para Dois, O Musical”
Local: Teatro Procópio Ferreira
Endereço: Rua Augusta, 2.823 – Cerqueira César | São Paulo
Dias de exibição:
21h, às sextas-feiras e sábados;
19h, aos domingos
Adquira seu ingresso: https://consertoparadois.com.br/
Entrevista por: Cíntia Duque: @eunoteatro