Peça discute o agronegócio através do Sítio do PicaPau Amarelo

Peça discute o agronegócio através do Sítio do PicaPau Amarelo

 410 visualizações

A premiada companhia do Teatro da Vertigem, conhecida por fazer peças em lugares incomuns, como igrejas, presídios e até no Rio Tietê, fez uma nova peça onde utiliza do universo dos rodeios para discutir o agronegócio e o conservadorismo que tomou conta do Brasil. 

“Agropeça”, que ficou em cartaz no Sesc Pompeia, utiliza personagens bem conhecidos da literatura brasileira para falar sobre o assunto. Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Saci e Marquês de Rabicó, que fizeram parte do Sítio do Picapau Amarelo, são transportados para os dias atuais. 

O cenário é totalmente imersivo e faz o público se sentir em uma verdadeira arena de rodeio, com direitos a clássicos do sertanejo antes de começar a apresentação. 

Foto: Divulgação

Dividido em três blocos, cada parte do espetáculo é narrada por um personagem do universo do Sítio que passam a ganhar novas funções sociais. O tão doce Pedrinho agora personifica um conservador machista e retrógrado, a submissa Tia Nastácia agora se revolta contra os desmandos de tia Benta e se empodera como uma mulher preta e a boneca de pano Emília, que é usada e abusada por todos como se fosse um objeto, agora passa a ter voz e a tomar suas próprias decisões. A transição entre uma cena e outra é feita em 8 segundos, o mesmo tempo em que um peão deve se manter em cima do boi durante o rodeio. 

Agropeça  é uma boa reflexão sobre como os clássicos podem se transformar ao longo do tempo e nos faz pensar no jeito de pensar e agir do neo-conservadorismo brasileiro, que utiliza de elementos religiosos para implementar um regime retrógrado no País. 

Rafael Filipe Ferreira

Jornalista com mais de 6 anos de experiência em redações e assessoria de imprensa. Responsável pela concepção e execução de lives no site da IstoÉ, com diversas personalidades, como Alceu Valença, Seu Jorge, Tico Santa Cruz, Flávio Venturini, Léo Chaves, Simony, Marcelo Tas, Bell Marques, Maitê Proença, Luciano Camargo, entre outros. Apaixonado por artes, especialmente teatro, gastronomia e viagens.
Quero ser avisado
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments