72 visualizações
São Paulo, uma das cidades culturais mais importantes do mundo, ganha mais um festival importante. Entre os dias 25 a 29 de setembro, o centro da cidade é o cenário para a primeira edição da Miacena – Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos, ocupando ruas, praças, centros culturais e espaços alternativos.
Idealizado por André Acioli e Dani Angelotti, o festival busca integrar a performance artística ao ambiente ao seu redor. Além da programação artística, o evento oferece a Mia Feira Sustentável da Cultura, em parceria com a Feira Preta e Brasil Eco Fashion, onde profissionais de diversos setores podem trazer para a discussão a relação entre cultura e sustentabilidade.
Outra atração é o Simpósio MIACENA da Economia Criativa, em parceria com a Planta e PEDAU – Pesquisa e Documentação em Arquitetura e Urbanismo, um espaço de debates e trocas que acontece com a participação de diversos nomes da indústria criativa.
O evento é viabilizado pela Prefeitura de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, APAA – Associação Amigos da Arte e diversos apoiadores, parceiros e a colaboração entre artistas e profissionais da cultura e da economia criativa.
No dia 24 de setembro, houve o coquetel de pré-abertura, com a presença de autoridades, jornalistas e artistas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com apresentação da Cia. carioca Zona Comum de Arte Pública com a performance Macumba Poética, um cortejo formado por um coro de pindoramas que dançam e cantam trajando parangolés, criando uma atmosfera de ritual de encantamento do espaço. E ainda, teve a atração KaraoVan, realizada pela atriz Rosana Serra, que irá acompanhar o público na van que faz o traslado até a unidade, revivendo memórias afetivas numa trilha sonora com muita diversão.
Confira a programação completa em https://www.miacena.com/