10ª edição do MITsp apresenta 19 espetáculos
Divulgação

10ª edição do MITsp apresenta 19 espetáculos

 39 visualizações

A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que acontece desde 2014, celebra sua décima edição, entre os dias 13 e 23 de março, com uma programação especial com quatro espetáculos internacionais, uma estreia nacional e diversas oficinas e debates.

A abertura fica por conta da peça Vagabundus, do artista moçambicano Idio Chichava, que tem inspiração no ritual de dança do povo Makonde, com treze performers que dançam e cantam músicas tradicionais e contemporâneas de seu país, além de canções gospel e motivos barrocos. 

Este ano, a Mostra homenageia o multiartista brasileiro Antonio Nóbrega, detentor de diversos prêmios. Em 1992, fundou o Instituto Brincante ao lado da esposa, a atriz e bailarina Rosane Almeida. Nesta edição, apresenta Mestiço Florilégio, trabalho multidisciplinar assinado por ambos, que reúne canções, interpretações instrumentais, cenas teatrais, cinematografia e coreografias criadas e interpretadas pela dupla ao longo de 40 anos dedicados à cultura popular brasileira.

Outro destaque é o espetáculo Gaivota, do diretor argentino Guillermo Cacace, inspirado no clássico de  Anton Tchekhov com cinco atrizes, que sentadas ao redor de uma mesa, interpretam de forma íntima e visceral os personagens principais da obra. A Vida Secreta dos Velhos, do diretor francês Mohamed El Khatib, constroi um retrato plural e lúcido sobre a reinvenção da sexualidade na velhice, com seus ritmos e tempos próprios. 

A estreia nacional deste ano é o espetáculo Réquiem SP, que stabelece um diálogo entre distintas linhagens de dança, como o balé, o jumpstyle e as danças urbanas populares. Criada, dirigida e coreografada por Alejandro Ahmed, a obra tem participação da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coral Paulistano, sob regência de Maíra Ferreira.

Os idealizadores da Mostra, Antonio Araujo (diretor artístico) e Guilherme Marques (diretor geral de produção) mantêm o propósito de trazer ao público obras com temas e linguagens inovadores e provocativos.

“É um momento de crise do setor e se reflete também nesta edição da MITsp. É uma crise nacional e falta uma política de continuidade nos financiamentos do setor cultural, que impossibilita o planejamento a longo prazo e nos mantém em constante estado de emergência na produção cultural“, disse Guilherme.

Confira a programação completa em https://mitsp.org/

Rafael Filipe Ferreira

Jornalista com mais de 6 anos de experiência em redações e assessoria de imprensa. Responsável pela concepção e execução de lives no site da IstoÉ, com diversas personalidades, como Alceu Valença, Seu Jorge, Tico Santa Cruz, Flávio Venturini, Léo Chaves, Simony, Marcelo Tas, Bell Marques, Maitê Proença, Luciano Camargo, entre outros. Apaixonado por artes, especialmente teatro, gastronomia e viagens.
Quero ser avisado
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments