Entrevista Matheus Porto – Sessão Dublagem

Entrevista Matheus Porto – Sessão Dublagem

 1,316 visualizações

Matheus Porto
Foto: Matheus Porto – arquivo pessoal.

Carioca, ator, formado pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, o negócio dele é fazer humor. Matheus Marques Porto, começou a produzir vídeos para a internet em 2012, mas foi em 2018, época de eleições, que viu seus vídeos com sátiras ao atual presidente, viralizarem nas redes sociais. Matheus adapta, através da dublagem, diversas e icônicas cenas das telenovelas brasileiras para assuntos do nosso cotidiano, como a atual crise política e do coronavírus. É também colecionador de views e elogios, inclusive de artistas como Glória Pires, Drica Moraes, Lázaro Ramos, Caetano Veloso, entre outros. Um fato interessante, é que Glória Pires é uma de suas personagens favoritas.
Entre suas imitações estão os atores: Antônio Fagundes, Regina Duarte, Fernanda Montenegro, Adriana Esteves, Renata Sorrah, entre muitos outros e todos com perfeição na dublagem.
Nessa entrevista iremos conhecer um pouco mais sobre Matheus e seus processos de produção e criação para o #SessãoDublagem.

Aprecie sem moderação!!!

Eunoteatro – Matheus, percebo que você chega muito perto dos registros vocais dos artistas que são dublados, como consegue chegar a esse resultado? Você sempre teve facilidade com imitações?

Matheus Porto – Cresci ouvindo minha irmã contar histórias imitando as vozes das pessoas envolvidas, eu também cresci imitando, observando. E sempre cantamos lá em casa, éramos perfeccionistas com afinação e as imitações/interpretações das vozes. Imito com muita facilidade alguns, outros eu nunca imitei antes mas tento e sai legal de primeira e outras vezes fico fazendo aquecimento e levo algum tempo até sintonizar o tom do personagem.

Eunoteatro – Seus vídeos de humor, são sucesso absoluto, eu adoro e me divirto muito. Gostaria de saber, no processo de criação o que é definido em primeiro lugar, o roteiro ou o vídeo a ser dublado?

Matehus Porto – O Brasil e o mundo caótico onde vivemos é uma fábrica de conteúdo, as vezes de piadas prontas. mas o processo acontece de forma muito natural, vem uma pauta atual a minha cabeça e logo relaciono a alguma cena que tenha me marcado ou que tenha visto recentemente pela internet, pego a cena, anulo o áudio dela e começo a gravação do improviso frase a frase. Nunca passa por um papel ou algo escrito, pré programado, no máximo anotações no bloco de notas. São improvisos mesmo, fico feliz quando elogiam o texto.

Eunoteatro – Você já sofreu algum tipo de retaliação por ter dublado alguém ou por algum seguidor?

Matheus Porto – Retaliação nunca sofri, mas recentemente com o crescimento do público, surgiram alguns incomodados fazendo pequenas provocações, mas nenhum deles eram atores dublados por mim, a boa aceitação dos imitados é de 100% o que me deixa orgulhoso e feliz, não quero imitar debochando da voz, tento ser o máximo fiel ao que meu ouvido registra e minhas cordas vocais podem reproduzir

Eunoteatro – Eu não posso deixar de fazer essa pergunta, qual foi a sensação de assistir Caetano Veloso se divertindo tanto com seus vídeos?

Matheus Porto – A sensação de um sonho realizado, literalmente, de uma confirmação, de muitas emoções misturadas. Eu tinha até me esquecido, mas outro dia lembrei que uma vez na adolescência ouvindo músicas dele no meu quarto, sonhei acordado, imaginando ser reconhecido e parabenizado por ele, exatamente como foi. Mas na época após o devaneio lembro até que bateu aquele desânimo “mas como isso vai acontecer? eu tenho que fazer um filme nacional incrível, inteligente pra ele me notar…” e a sensação de que provavelmente isso nunca aconteceria, não foi com um filme, foi bem mais simples ( Risos ).

Eunoteatro – O humor é um estado de espírito, muitas vezes utilizado a favor da vida e das relações. Na sua opinião o humor funciona também como um facilitador para assuntos difíceis e delicados que geralmente encontramos dificuldades em falar?

Matheus Porto – Funciona muito. Principalmente porque muitas pessoas têm dificuldade em falar de forma séria e dramática sobre muitos assuntos. Além de estarmos todos cansados de sofrer o estresse de viver no mundo caótico que vivemos. Então poder refletir sobre os temas atuais enquanto rimos mesmo que de nervoso pode ser bem válido!

Eunoteatro – Suas dublagens possuem uma carga de humor e sarcasmo usadas de forma brilhante, e escancaram de forma divertida os absurdos que vem acontecendo em nossa política e sociedade, o conteúdo dos vídeos retrata de alguma maneira seu posicionamento político, ou você faz um roteiro de forma a somente reproduzir os fatos?

Matheus Porto – Acho que uma mistura. Exponho variadas posições através das personas. Porém sem dúvida coloco ali muito da minha posição e aproveito pra desabafar em meu nome mas também por muita gente que pensa como eu. A política assim como a vida é um assunto muito complexo, então dificilmente minhas cenas traduzem tudo o que penso, “tim tim por tim tim” em cada detalhe, de cada assunto, quando termino uma cena fico pensando “faltou eu fizer aquilo e aquilo” mas aí se ficou bom eu me conformo, afinal são improvisos!

Eunoteatro – Qual o seu vídeo de maior sucesso? Ele é também o que você mais gostou?

Matheus Porto – Foi o primeiro vídeo que fiz da #SessãoDublagem, além de quase 1 milhão de público que assistiu na minha página do Facebook na época, as pessoas também reproduziram em outras plataformas incluindo WhatsApp. Resumindo: pela parcela possível de ser calculada foram mais de 5 milhões de espectadores assistindo uma cena dublada de 2 minutos. por zap perde-se o controle da contagem mas meu pai viu pessoas numa cafeteria assistindo o vídeo no celular e amiga da minha mãe que mora em Brasília escreveu pra ela sobre o vídeo, meu sogro mandou pro meu parceiro sem saber que era eu (Risos) foi um mega sucesso, muito divertido, esse vídeo me levou ao badaladíssimo evento em São Paulo, a COMIC CON 2018 onde haviam até atores de séries e filmes internacionais, como Sandra Bullock ou o Diretor do meu filme de infância “Os Goonies”. Sem imaginar a repercussão não botei a marca do meu trabalho no vídeo…mesmo assim valeu!
é um dos meus preferidos sim!
mas gosto de todos!

Eunoteatro– Matheus, é uma alegria imensa para nós do @eunoteatro , ter você aqui conosco. Muito obrigada por dispor de seu tempo respondendo a essa entrevista. Foi ótimo conhecer um pouco mais sobre você. Seja bem vindo e até a próxima!

Matheus Porto – Muito obrigado pela chance de falar por aqui do meu trabalho, foi um prazer e uma honra!

👉 Siga @matheusmarquesporto no Instagram e divirta-se




In Memoriam

De Júlia Porto, irmã de Matheus, atriz, comediante, cantora e dubladora que infelizmente faleceu em 2018, em decorrência de um câncer, ela tinha 39 anos. Não tive a oportunidade de conhece-la, mas sei bastante sobre ela através de Matheus, que mantém sua memória, seu talento e sua trajetória sempre vivos. Quis fazê-la presente nesta entrevista, como uma homenagem, pois sei o tamanho de sua importância para sua família, para arte e todos que a amam, no presente, pois uma grande artista, nunca morre. Permanece viva através de suas obras.

Quero ser avisado
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments