20 visualizações
Entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro, o Itaú Cultural realiza mais uma edição do projeto a_ponte: cena do teatro universitário, cujo objetivo é contribuir para a renovação da cena artística estudantil e aproximar os estudantes de artes cênicas das várias regiões do Brasil.
Neste ano, o evento homenageia Ermínia Silva, professora, historiadora e doutora da linguagem circense brasileira, morta em março de 2024. A estudiosa foi cocuradora da Ocupação Benjamim de Oliveira, exposição em homenagem ao artista e empresário do circo, um dos primeiros palhaços negros do Brasil (1870-1954), que ficou em cartaz no IC de novembro de 2021 a março de 2022.
Entre os espetáculos da programação, estão Na Lona de Benjamim, com o Grupo Catappum (SP), Circo Science, da Trupe Circus (PE), e Benjamim, O palhaço negro, musical idealizado por Isaac Belfort (RJ). A programação acontece também em outros palcos com o espetáculo Sete verbos para manter corpo viva e o experimento cênico Favela de Barro, do Grupo Esquadrilha Marginália (Cubatão/SP).
O evento ainda conta com debate e encontros, com a presença de professores convidados e dos estudantes das cinco regiões do Brasil, que tiveram seus trabalhos de conclusão de curso e pesquisas estudantis em artes cênicas selecionados neste chamamento para integrar a publicação on-line Pontilhados: pesquisas da cena universitária.
Confira a programação completa em: www.itaucultural.org.br