1,211 visualizações
O Dilema das redes, é mais um daqueles “dilemas” em que me pergunto: “Será mesmo que precisamos de um documentário da Netflix, para nos dar conta do quanto estamos “viciados” e sendo manipulados por essa coisa toda chamada “rede social?”
No documentário, fala-se muito sobre como essas empresas têm dominado e conduzido nossa sociedade e até a forma como pensamos, e eu concordo com isso, mas irei além…
Será mesmo que é somente culpa dessas empresas ou o ser humano no geral, têm essa necessidade de se validar o tempo todo?
Se estamos sendo manipulados e conduzidos, é porque em algum momento foi descoberto nosso ponto fraco, nosso que digo, é do ser humano em geral. Feito isso, basta que coletem os dados!
O que temos feito de nossas redes sociais? Para quê usamos? Para transmitir algo de valor, nos exibir , mostrar o prato de comida do almoço?
Pra mim, esta é uma questão tão ou mais importante do que as que foram levantadas pelo doc.
Por qual motivo temos este comportamento? Porque para nós é tão importante a aceitação do outro?
Do que as pessoas estão sendo capazes?
São capazes de inventar uma vida perfeita, de gastar metade do salário comprando coisas para o “unboxing”, de comer em restaurantes que às vezes nem gostam, só para postar a foto e impressionar, estão sendo capazes de inventar Fake News!!! Nas festas e encontros, as pessoas não se aproveitam mais, não se curtem, mal conversam e o que se salva são as melhores fotos e stories para postar. É preciso lacrar!
Aproveitando e puxando um gancho para o Setembro Amarelo, isso muito me preocupa, pois para quem sofre de depressão ou algum tipo de transtorno, deve ser difícil olhar a vida através dessa tela e se lembrar que, a vida de ninguém é perfeita e que o filho da blogueira, após o vídeo, deu um show de birra e manha igual fazem os nossos. Que aquele marido não é aquele homão da porra todo e aquela esposa não é tão prestimosa quanto se mostra.
A verdade é que tudo é feito para nos prender, o Facebook, o Instagram, a Globo e até mesmo a Netflix, que fez o documentário já sabendo que o assunto iria render.😉
Sempre haverá algo para nos tomar a atenção e as empresas trabalham duro para promover isso, pois geramos lucro para eles, muito lucro.
Gostei do documentario, mas confesso que, não me assustei com nada do que vi lá. Talvez seja porque sou íntima deste mundo ha algum tempo.
O que tento fazer é minimizar os danos. Valorizar mais as pessoas ao invés dos números, tento sempre usar minhas redes para falar de coisas agradáveis e agregar pessoas, me conectar e posteriormente se possível, passar todo o resultado para o mundo real!
Parar de usar as redes sociais, acho impossível, mas acho também que usá-las, pode ser algo bom e nós somos os maiores responsáveis pelo resultado final, pois as empresas sabem nos ler e nos interpretar de forma que nem imaginamos.