Entrevista Thiago Gimenes

Entrevista Thiago Gimenes

 3,005 visualizações

Nosso entrevistado de hoje é Thiago Gimenes, formado em Composição e Regência pela UNESP, especialista em Voz e Arranjo Vocal pela Berklee College of Music (uma das mais importantes instituições de ensino em música do mundo) portanto, um músico de bases clássicas, que ensina teoria musical, piano e preparação vocal. É compositor, produtor e diretor musical e está à frente da direção musical de “Barnum – O Rei do Show”, espetáculo da Broadway, protagonizado por Murilo Rosa. É também autor das canções de “Conserto para Dois”, estrelado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, ambos em cartaz em São Paulo. Pensa que parou por aí? Thiago ainda é júri do programa dominical “Canta Comigo”.

😉Vamos a entrevista?

✔Aprecie sem moderação!

Thiago Gimenes/ Foto: Carlo Locatetti

Eunoteatro- Thiago, é um prazer enorme tê-lo aqui no @eunoteatro. Seja muito bem-vindo! Você está à frente da direção musical de “Barnum — O Rei do Show”, um espetáculo da Broadway, dirigido por Gustavo Barchilon. Quero começar perguntando, quais são as particularidades mais desafiadoras em dirigir um espetáculo musical dessa magnitude e se essa é a sua primeira franquia?


Thiago Gimenes- Que alegria poder falar um pouco com vocês, muito obrigado! Barnum foi um dos desafios mais prazerosos que tive dirigindo musicais! O Gustavo foi um diretor muito generoso e me deu total liberdade de criação, logo, minha primeira decisão foi trazer a trilha para a contemporaneidade abrindo mão da linguagem orquestral original com mais 20 músicos e realizando o espetáculo com uma banda de 7 músicos ( todos multi-instrumentistas ) . O musical não possuía uma grade para o maestro, então partimos do zero com os arranjos mantendo a linguagem circense e as lindas melodias criadas pelo gênio Cy Coleman, mas trazendo a minha identidade como arranjador! Todos os arranjos vocais foram mudados e acrescentados em muitas músicas para que usássemos o melhor desse ensemble , valorizando cada um e trazendo essa sonoridade moderna ! A montagem não é uma franquia , os direitos são de letra e música e justamente por isso toda a equipe técnica teve total liberdade de criação , sendo assim , temos um Barnum completamente diferente do que foi apresentado na Broadway e “West End” , e nesses moldes dirigi “Last Five Years” , “Zorro” , por exemplo , apesar de priorizar trabalhar com produções nacionais onde me realizo participando desde a criação da escaleta ( mapa de ações ) da peça , quanto escrevendo as letras e as melodias das canções ! 

Eunoteatro- “Barnum – O Rei do Show” é um espetáculo bastante dinâmico, com muitos números circenses, como foi organizar musicalmente essa trama com tantas nuances?


Thiago Gimenes –
Foi trabalhoso, mas muito prazeroso. Na primeira semana de ensaio, o elenco aprendeu todas as canções e arranjos vocais. Com o desenvolvimento e criação das coreografias assinadas pelo grande Alonso Barros, fomos adaptando os arranjos e trabalhando juntos para que a música valorizasse as coreografias. Vale ressaltar a qualidade técnica de todos do elenco… cantar dançando , dando cambalhotas ou fazendo acrobacias não é fácil e o elenco sempre esteve disposto a se desafiar e ensaiar até que tudo ficasse orgânico ! 

Acervo pessoal Thiago Gimenes

Eunoteatro- Você é também o compositor das canções de “Conserto para Dois”, musical belíssimo estrelado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello. Espetáculo completamente distinto de “Barnum — O Rei do Show”. Você trabalhou nos dois simultaneamente?


Thiago Gimenes- Não … Conserto pra dois começou a ser composto por mim, Anna Toledo e Tony Lucchesi antes ainda da Pandemia e compor pra esses dois ícones do teatro musical foi demais ! Mas é muito comum pra  equipe técnica estar em mais de um projeto ao mesmo tempo, ainda que em fases diferentes de criação ! É desligar uma chavinha e ligar a outra mesmo ( risos ).

Eunoteatro- Como é a experiência de ser júri no programa “Canta Comigo Teens”, (programa exibido pela Record TV, aos domingos, com apresentação de Rodrigo Faro), qual a sensação de estar de frente às câmeras, diferente de como costuma ser seu trabalho no teatro, em que se dá nos bastidores?


Thiago Gimenes– Fiz muitos trabalhos pra TV, mas sempre com direção e atrás das câmeras, confesso que foi um pouco estranho e de início não sabia se iria me adaptar, mas, por fim, gostei muito, e me sinto honrado e feliz em ver tantos novos talentos ao lado de muitos amigos com os quais já convivia no teatro e na Tv. O Marcelo Amiky é um diretor excepcional e o Faro um grande apresentador,  e eles nos passam muita segurança e tranquilidade no que fazem, então , as gravações são divertidas e emocionantes!

Eunoteatro- Você tem grandes composições gravadas por grandes artistas, como por exemplo, Brian Mcknight, com a música “Seria tão fácil“.  Existe diferença entre compor para um cantor e para o Teatro musical?      

Acervo pessoal Thiago Gimenes

Thiago Gimenes- Sim, são linguagens completamente diferentes. No teatro musical as canções estão completamente a serviço do texto ( elas são parte do texto ), além da construção da composição ser muito diferente do que chamamos de “músicas radiofônicas”, o musical tem uma possibilidade maior de criar melodias e letras  que não seriam executadas em Rádios , Tv… Quando componho para cantores, sei que a canção precisa ter um tema mais popular, começo, meio e fim, e uma harmonia e arranjo que sejam aceitos e estejam nas linguagens radiofônicas. Além de claro, uma melodia de fácil memorização e empatia com o público. 

Eunoteatro- O ator Murilo Rosa, em uma oportunidade em que estivemos juntos, após o  espetáculo Barnum o Rei do Show, foi muito caloroso ao falar sobre a parceria entre vocês. Me contou  que foi um desafio maravilhoso e que foi muito bem preparado e amparado por você! Como foi esse processo de preparação do ator e protagonista Murilo Rosa, para este espetáculo?


Thiago Gimenes-
O Murilo é um grande amigo, um showman! Já havíamos trabalhado juntos antes, mas a seriedade e comprometimento que ele tem com seu ofício é realmente exemplar! Tínhamos pelo menos uma hora de preparação vocal diárias, decupamos, discutimos as letras, intenções e técnicas a serem exploradas em cada canção, justamente pq ele não estaria apenas cantando … O Murilo além de ser um grande artista é um ser humano generoso, carinhoso e respeitoso demais! Ele tem uma energia absurda e desde o início dos ensaios conduzia a trupe toda com muita maestria e carisma.

Eunoteatro- Thiago, foi um prazer essa troca com você! Desejamos a você muito mais sucesso, até a próxima!

 Siga Thiago Gimenes no Instagram: @thiagogimenes1

Entrevista por Cíntia Duque: @eunoteatro

Assessoria de Imprensa: July Caldas @julycaldas

FICHA TÉCNICA
Ingressos: CONSERTO PARA DOIS

Texto: Anna Toledo
Músicas: Thiago Gimenes, Tony Lucchesi e Anna Toledo
Direção: Jarbas Homem de Mello
Codireção e Coreografias: Kátia Barros
Diretor Musical: Tony Lucchesi
Design de Som: Tocko Michelazzo
Design de Luz: Jarbas Homem de Mello e Jackis Roberto
Cenário: Natália Lana
Figurinos: Bruno Oliveira
Visagismo: Dicko Lorenzo
Elenco: Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello
Diretor Musical Assistente, Arranjos e participação especial: Guilherme Terra
Diretor Residente: Mariana Nogueira
Fotos de estúdio: Gabriela Schmidt
Realização: Raia Produções, Ministério da Cidadania e Governo Federal do Brasil
Assessoria de imprensa: Mattoni Comunicação
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 10 anos

“Conserto para Dois, O Musical”
Local: Teatro Procópio Ferreira
Endereço: Rua Augusta, 2.823 – Cerqueira César | São Paulo
Data de estreia: 1º de outubro
FICHA TÉCNICA
Ingressos: Barnum – O Rei do Show – 02/10/21 – São Paulo SP (uhuu.com)
Direção Geral: Gustavo Barchilon
Versão Brasileira: Cláudio Botelho
Direção Musical: Thiago Gimenes
Coreografia: Alonso Barros
Figurino: Fábio Namatame
Cenógrafo: Rogério Falcão
Iluminador: Maneco Quinderé
Design de Som: Tocko Michelazzo
Visagismo: Dhiego Durso
Perucaria: Feliciano San Roman
Diretora Residente: Vanessa Costa
Coordenadora do Circo: Alessandra Abrantes
Instrutora de Circo: Cinthia Carvalho
Assistente de coreografia: Cecília Simões 
Tradução: Cláudia Costa
Adaptação: Gustavo Barchilon
Murilo Rosa como Barnum
Kiara Sasso como Charity
Giulia Nadruz como Jenny Lind
Diva Menner como Joice Heth
Matheus Paiva como Tom Polegar
Thiago Machado como Bailey e Lyman
Marcos Lanza como Amos Scudder e Morissey
Bel Lima como Sra. Stratton
Lucas Cândido como Goldsmith
Trupe do Circo: Renata Ricci, Ana Araújo, Bruno Ospedal, Fernanda Muniz, Gabriela Germano, Giu Mallen, João Siqueira, Leonardo Freitas, Luan Pretko, Sara Milca, Tiago Barbosa, Vicenthe Oliveira, Vinícius Silveira.
 
Quero ser avisado
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments